Tudo começou quando um Jornalista e um Escritor tiveram a idéia de criar uma entidade cultural para para alavancar e fomentar o setor cultural no RS. Este projeto trata-se da ACARPES – Academia Riograndense de Poetas e Escritores do RS.
A ACARPES é uma entidade cultural com projeção de atuar em todo o estado do Rio Grande do Sul, mas com as suas raízes e sede em Viamão. Fundado e lançado em 18 de Outubro de 2023 pelo então Jornalista, Produtor Cultural e Vice-Presidente Alvaro Machado e pelo Escritor, Poeta, Compositor Gaúcho e Presidente Edson Casagrande.
A academia tem como base a cultura literária na formação do corpo de Membros Acadêmicos imortais, cujas cadeiras são numeradas e vitalícias para imortais Escritores, Poetas, Intelectuais, Profissionais das mais diversas áreas do conhecimento e da cultura.A academia foi criada aos moldes da Academia Francesa de Letras e Academia Brasileira de Letras .
O Presidente Edson Casagrande afirma que o membros acadêmicos imortais são escolhidos através de análise de currículo profissional, conduta ilibada, provas e títulos, apresentações de trabalhos, livros, obras e projetos que comprovem o seu vínculo com a cultura literária.
A ACARPES também tem dentro do quadro alguns espaços de fomento cultural para as demais categorias da cultura que se denomina em:
- Corpo Oficial de Acadêmico Imortais – Grupo especial formado por 40 Membros acadêmicos imortais com cadeiras vitalícias para o desenvolvimento da cultura literária.
- Sociedade Acadêmica de Jovens Escritores – Espaço para a formação de novos Poetas e Escritores, projetos culturais para desenvolvimento nas escolas com o objetivo de aproximar o os alunos no campo da cultura.
- Casa de Cultura Edson Casagrande – Espaços para diversas atividades culturais que visa atingir todas as camadas da sociedade.
A academia através dos seus diretores Presidentes pretendem durante o ano de 2025, ampliar as relações institucionais com os órgãos públicos e privados da área cultural para formação de parcerias e negócios, bem como ampliar as atividades culturais no município.
A ACARPES tem seu escritório provisório na Rua Alípio da Costa nº 75 / Sala 01, no bairro Santa Isabel em Viamão RS.
Parabéns Jornalista Álvaro Machado e a você Escritor Edson Casa Grande, que estão tornando o nosso SONHO em REALIDADE! Estar numa ACADEMIA RIO GRANDENSE de POETAS e ESCRITÓRES do RS é tudo que eu queria e em 2025 meu SONHO vai se tornar REALIDADE!Pois todo POETA e ESCRITOR precisa de um Espaço para divulgar a sua POESIA, o SEU CORDEL o seu POEMA e sua ARTE! FELIZ 2025! E muito SUCESSO pra todos nós POETAS, ESCRITORES,9js4FItLCORDELISTAS e ARTISTAS!📚❤️🙏📚&#
Iniciativas como esta tem que ser elogiada. Poetas e nescritores são pessoas que combinam palavras, significados e qualidade estética expressando sentimentos e visões pessoais que nos levam ao encontro com a cultura. A fundação dessa Academia vai despertar o prazer por compor, ouvir músicas e poesias e alimentar a alma. Parabéns aos fundadores e à cidade de Viamao.
Fico muito feliz em saber que temos esta instituição que certamente irá elevar o nível de cultura de nossa cidade, pois talentos temos bastante, faltam oportunidades de visibilidade e reconhecimento!
Parabéns aos fundadores pelo grande feito. Estão colocando Viamão e sua cultura em destaque no cenário Rio-grandense. Temos muitos talentos para mostrar ao Brasil.
Ola parceiros das letras! Eu gostaria de fazer parte dessa entidade! Minha modesta obra é de Literatura de Cordel!
Parabéns pela iniciativa!!!Viamão grandes poetas.
Parabéns ao município de Viamão, somando cultura e destaque regional.
Que maravilha ler esta publicação, isto é prova concreta que temos em nossa cidade vultos na área da cultura, isto inclui poetas, escritores, músicos, compositores, assim como todos que atuam na área da das artes. Fico imensamente lisonjeado de receber esta notícia e saber que foi idealizada por dois grandes artistas aos quais tenho o maior respeito. Sucesso para esta academia que ora se cria e que tenha todos os êxitos na sua construção. Maestro Vainer Ramos
Até que enfim algo em Viamão que eleve nossa cultura e tradicionalismo, foi aprovada em 2006 na câmera a construção da estátua do saudoso Gildo de Freitas e até agora nada. Quem sabe agora vai...