Quem é Vainer Ramos?
Ele é o novo membro Acadêmico Imortal da Academia Riograndense de Poetas e Escritores do Rio Grande do Sul, também é novo Colunista e Comunicador do RS Cultura de Viamão. Segue abaixo um pouco da sua autobiografia histórica no campo da música, bandas e literatura musical.
AUTOBIOGRAFIA: Maestro Vainer Ramos, natural de Bagé, 64 anos, licenciado em Música pela Universidade Metodista do Sul (IPA), possui uma longa e destacada carreira na música. Seu
aperfeiçoamento inclui cursos com renomados mestres, como o professor Fred Mills, na Escola da OSPA, além de cursos de regência de orquestra e banda sinfônica pela Funarte.
Ao longo de sua trajetória, Ramos foi reconhecido com importantes prêmios, como o 1º lugar em regência no Concurso Nacional de Bandas em São Paulo, e o Prêmio Lupicínio Rodrigues por sua atuação na área musical. Ele também foi agraciado com diversas medalhas de mérito, como a Medalha de Mérito Músico Militar, Medalha Duque de Caxias e a Medalha de Mérito dos Pacificadores.
Entre suas participações destacam-se o Festival Sul-Americano de Bandas Militares na Argentina, e os encontros de bandas no Uruguai e no Brasil. Sob sua regência, diversas bandas conquistaram campeonatos estaduais e nacionais, incluindo o tricampeonato com a Banda da Escola Isabel de Espanha em Guaporé-RS e títulos estaduais com a Banda Marcial Juliana. Ramos também se destacou como músico em várias orquestras e conjuntos renomados, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Orquestra Popular de Porto Alegre, além de sua atuação em óperas como "A Ida" e "Giovanna d'Arco". Atualmente, é regente da Banda Marcial Juliana e contribui com projetos socioculturais de inclusão e profissionalização musical.
Sua contribuição à música, tanto como regente quanto como músico, é marcada por conquistas, dedicação e um profundo compromisso com a excelência musical e a formação de novas gerações de músicos.
Foi diretor cultural da LDN (Liga de Defesa Nacional) das Forças Armadas do Brasil e agora é membro do conselho administrativo da LDN em Porto Alegre. Vainer também foi o autor do hino da LDN.
Fonte: JCN/RS Cultura/Viamão