A Rede RS Cultura de Comunicação, fundado em 18 de Outubro de 2023, pelo Jornalista e Produtor Cultural Alvaro Machado e pelo Escritor, Poeta e Compositor Gaúcho Edson Casagrande.
A Rede RS Cultura é formada pelo Rádio RS Cultura, pelo jornal RS Cultura News e programas culturais.
Sede Escritório provisório: Rua Alípio da Costa nº 75 -Loja 01, Bairro Santa Isabel, Viamão/RS. CNPJ:54.969.339/0001-20
ALVARO MACHADO
Natural de Porto Alegre RS, É Escritor, Jornalista, Radialista, Fotógrafo e Produtor Cultural, reside atualmente em Viamão. É um dos fundadores da ACARPES – Academia Riograndense de Poetas e Escritores do Rio Grande do Sul, também criou a Rede RS CULTURA DE COMUNICAÇÃO de Viamão/RS. Atualmente é o Vice Presidente da ACARPES e ocupa a cadeira nº 02 dos Acadêmicos Imortais.
Graduado em Comunicação Social Jornalismo pela Faculdade Estácio do RS, Graduado em Negócios Imobiliários pela Faculdade Estácio do RS, Pós Graduado MBA em Executivo do Direito, Negócios e Operações Imobiliárias pela Faculdade Dom Alberto do RS, Mestre de Cerimonia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Técnico em Transações Imobiliárias.
Graduando em Fotografia pela UNIFRAN (Cruzeiro do Sul), Pós-graduando em Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias Digitais pela Faculdade Anhanguera/RS, Pós-graduando em Produção Cultural, Arte e Entretenimento pela Faculdade EDUCAVALES, Como Escritor está produzindo o seu primeiro livro “MARCAS DO DESTINO” que em breve estará disponível.
EDSON CASAGRANDE
Natural de Porto Alegre/RS. Desde 1963, reside em Viamão, Casagrande é Escritor, Poeta e Compositor Gaúcho. Começou a moldar sua trajetória na literatura e música tradicionalista.
Sua história com a literatura tradicionalista teve início em 1991, quando escreveu suas primeiras poesias durante o período do ginásio. Estes pequenos versos foram o embrião para seu primeiro livro, “Memórias de um Poeta”, lançado de forma independente em1999.
No início dos anos 2000, Edson Casagrande aventurou-se na composição de músicas, muitas das quais foram inspiradas por suas próprias poesias. Suas composições ganharam vida nas vozes de artistas como Wilson Paim, João Chagas Leite, Robledo Martins e o cantor uruguaio brasileiro Raul Quiroga. Este último interpretou uma de suas canções premiadas no Festival Nativista Canto de Luz em Ijuí/RS.
Autor de mais de 300 obras literárias, incluindo Contos, Versos, Poesias, Cordéis e Composições musicais.
Em 2022, Edson firmou parceria coma Nova Linha–Serviços Editoriais para a preparação da 4ª versão de "Memórias de um Poeta". A obra foi relançada oficialmente em maio de 2022 pela editora Uiclap, em São Paulo, e internacionalmente pela Editora Bubok, em Madri- Espanha, reafirmando seu lugar como uma figura proeminente n acultura gaúcha.
Em 2023 tornou-se um dos fundadores da ACARPES–Academia Riograndense de Poetas e Escritores do RS e atualmente é o Presidente da ACARPES na cadeira nº01 dos Acadêmicos Imortais.